segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Texto Colaborativo Márcia Ap. Carvalho Pozzato

O Curso Leitura e Escrita em Contexto Digital foi muito bom e proveitoso.
Os textos que compuseram os módulos foram excelentes, possibilitaram reflexões sobre a minha prática pedagógica e incrementaram a minha formação acadêmica.
Constatei que estou no "caminho certo", que o meu trabalho vem sendo feito dentro de parâmetros que norteiam o ensino e a aprendizagem do aluno e a sua construção do conhecimento.
Os depoimentos de escritores, artistas de um modo geral e de pessoas comuns, deram um novo alento à carreira do Magistério, no sentido de continuar sendo otimista e acreditar que a Educação é  o caminho único para uma vida, efetivamente, feliz e promissora.
Acredito que a prática da leitura e da escrita deve ser a grande protagonista no cenário da Educação e precisa ser desenvolvida por cada educador, em cada componente curricular, visando a construção de valores para a disseminação da competência leitora e escritora do aluno cidadão.
Entendo que a formação do leitor proficiente, acontece em um processo lento e contínuo, mas é imprescindível o trabalho árduo do educador, para que essa formação  se dê.
É sabido que o professor é visto como um exemplo a ser seguido e, nesse contexto, cabe a ele passar uma imagem autêntica do bom educador.
Se educadores e educandos falarem a mesma língua, a língua da sabedoria e do discernimento, penso que  chegaremos a mudar o quadro da Educação Pública e formaremos "leitores", de fato.
Vale ressaltar que é essencial para a formação de leitores proficientes, professores , também, proficientes e abertos para novas práticas pedagógicas; que buscam nas TICS, um caminho alternativo e pertinente para todos os segmentos que compõem a Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário